Mensagem do Diretor do Programa Doutoral em Bioética FMUP/CFM

 

Bem-vindo(a) à página do PROGRAMA DOUTORAL EM BIOÉTICA organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e pelo Conselho Federal de Medicina.

Trata-se de um site que congrega as atividades deste doutorado promovido por duas instituições distintas mas que partilham um objetivo comum: a promoção da bioética enquanto novo domínio científico e de intervenção social, que mergulha as suas raízes na dignidade da pessoa humana e nos seus direitos fundamentais. Sem esquecer a interface com o ambiente, a biodiversidade e o dever de proteção dos animais.

Enquanto área pluridisciplinar, a bioética cruza-se com outros domínios científicos que, em boa verdade, dela são parte integrante: o direito, a filosofia, a antropologia, a psicologia, a economia e a gestão, a título de exemplo. Ou seja, a bioética mergulha as suas raízes na ética médica tradicional e reinventa-se face aos desafios da sociedade contemporânea. A bioética procura, então, a transdisciplinaridade no sentido de se alcançar o denominador comum a um vasto conjunto de saberes e de diferentes áreas do conhecimento.

Neste site pode-se apreciar o vasto elenco de iniciativas realizadas pelo PROGRAMA DOUTORAL EM BIOÉTICA FMUP/CFM desde 2007, ocasião em que se iniciou o primeiro curso, e que conta hoje com mais de uma centena de estudantes, e de largas dezenas de doutorados e de especialistas em bioética.

Com a sua participação ativa pretende-se enriquecer este programa e, em última análise, promover os valores nucleares de uma sociedade democrática e verdadeiramente pluralista.

 

DOUTOR RUI NUNES
PROFESSOR CATEDRÁTICO

 

Mensagem do Coordenador do Programa Doutoral em Bioética no âmbito do CFM

 

O Curso de Doutorado em Bioética, organizado em parceria pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Universidade do Porto, em Portugal, tem como meta promover a formação em nível de pós-graduação de profissionais das áreas de Medicina e Direito.

Neste processo, os participantes são estimulados a refletir sobre a interação entre seus campos de atuação e a bioética em si, enquanto ciência que permite o debate sobre valores éticos e morais angulares da nossa sociedade.

Como representante do CFM na coordenação deste projeto, vejo-o como espaço relevante para a qualificação de especialistas e formuladores de políticas públicas, ou mesmo de profissionais que têm no dia-a-dia o desafio de cuidar de seres humanos, muitas vezes fragilizados e vulneráveis.

Juntos, esperamos que professores e alunos tenham, assim, a oportunidade de ousar em suas análises, debates e conclusões sobre a ética, a vida e as mais distintas formas de expressão do convívio, sempre a luz dos princípios da autonomia, liberdade, beneficência, não-maleficência e justiça.

Ao fim, teremos contribuído para que tenha sido estimulado a busca do conhecimento e da sabedoria em favor da humanidade, e não em seu detrimento.

 

DOUTOR JOSÉ HIRAN GALLO
DIRETOR TESOUREIRO DO CFM

Foi motivo de grande realização pessoal e profissional  concluir o Doutoramento em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. O desafio de fazer a pesquisa, publicar artigos em periódicos de impacto internacional e defender a tese exige empenho e perseverança. Agradeço o irrestrito apoio do CFM durante todo o período, em especial aos coordenadores do Doutorado e à secretária Thaís. Um especial agradecimento também à FMUP, aos coorientadores, Profs. Sergio Rego (FIOCRUZ) e Guilhermina Rego (FMUP) e, particularmente, ao Prof. Rui Nunes, que sempre esteve disponível às minhas demandas de orientando.

Dr. Helvécio Neves Feitosa