O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Universidade do Porto (Portugal) celebraram, no dia 11 de julho de 2016, a conclusão do curso de Bioética pela quinta turma do Programa de Doutoramento. Fruto de parceria do CFM com a renomada Universidade do Porto, o programa dedica-se ao avanço do conhecimento em defesa da ética e da justiça a partir dos princípios bioéticos.

A cerimônia, realizada na sede da autarquia em Brasília, diplomou a médica geriatra Claudia Burlá – que concluiu o doutorado – e certificou 19 estudantes brasileiros pelo término do primeiro ano do programa. A Tribuna de Honra foi composta pelo presidente do CFM, Carlos Vital; pelo presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos de Portugal, José Miguel Guimarães; pela vice-reitora para Relações Externas e Cultura da Universidade do Porto, Maria de Fátima Marinho; pela diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Maria Amélia Ferreira; pelo diretor do programa doutoral em Bioética, Rui Nunes, e pelo coordenador do programa e diretor-tesoureiro do CFM, José Hiran Gallo.

Para Hiran Gallo, “compreender a bioética em sua integridade e incorporar seus princípios ao nosso modo de agir e pensar tem permitido fortalecer a luta contra os abusos no uso de seres humanos em pesquisas, impedir o emprego de técnicas desumanizantes no tratamento de doenças e reforçar o respeito à autonomia dos pacientes”.

Presidente e fundador da Associação Portuguesa de Bioética, o médico catedrático Rui Nunes ressaltou considerar um grande privilégio ser parte deste programa doutoral da Universidade do Porto que, desde 2007, o CFM apoia. “A bioética é essencial, absolutamente nuclear para a medicina moderna e plural. Nossa ambição é de que este seja o melhor programa doutoral em Bioética e o nosso mote é estudo, trabalho e muito esforço”.

Atividades – A turma contou com um ciclo de conferências com os temas “Bioética: uma ponte para o futuro”, do presidente do CFM, Carlos Vital; “Ética em Pediatria”, do 1º vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Clóvis Francisco Constantino; e “Ética e Demência de Alzheimer”, da sócia fundadora e membro do conselho consultivo da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), Claudia Burlá.

Confira as imagens do evento em: https://www.flickr.com/photos/cfmimprensa/albums/72157670835367516