Cristina Brandão nasceu no Porto e licenciou-se em Ciências Farmacêuticas em 1990 na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. É também licenciada em Gestão e em 2001 concluiu a Pós-Graduação e Mestrado em Finanças na Universidade Portucalense. A Tese de Doutoramento na área da Ética e Ciências Empresariais elaborada na Faculdade de Economia da Universidade do Porto é subordinada ao tema “Fundos Socialmente Responsáveis”. É membro fundador da Associação Portuguesa de Bioética da qual é Presidente da Assembleia Geral desde 2002. É também membro da Associação Portuguesa de Economia da Saúde, da European Health Management Association, da Biopolitics International Organisation, da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, da Sociedade de Ética Ambiental e da Associação Portuguesa de Educação Ambiental. Foi membro da Comissão de Ética para a Saúde do Centro de Saúde São João entre 2002 e 2011.

 

Entre 1999 e 2012 foi coordenadora da Unidade de Ética Ambiental do Serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Foi Professora Auxiliar Convidada de 2001 a 2004 na Universidade Portucalense sendo regente das disciplinas de Organização de Empresas, Ética Empresarial, Ética Financeira, Sociologia Económica e Gestão Estratégica no Curso de Licenciatura em Gestão de Empresas. No ensino pós-graduado é docente do Curso de Pós-Graduação em Gestão e Administração Hospitalar entre 2002 e 2013 (treze edições) e Coordenadora e docente do Curso de Pós-Graduação em Gestão e Administração dos Estabelecimentos de Ensino de 2003 a 2004 (três edições). Foi Assistente Convidada na FMUP de 2003 a 2005. É ainda docente no Programa Luso-Brasileiro de Doutoramento em Bioética e do Mestrado em Cuidados Paliativos da FMUP. Desde 2013 integra a Comissão de Avaliação de Medicamentos do INFARMED (Autoridade Nacional do Medicamento) à qual compete, genericamente, a emissão de pareceres em matérias relacionadas com medicamentos, designadamente sobre as autorizações de introdução no mercado.

 

Até ao momento publicou cerca de duas dezenas de artigos científicos e cinco livros intitulados: Genoma e Dignidade Humana (2002); 2- Afetação de Recursos para a Saúde (2003); 3- Dependências Individuais e Valores Sociais (2004); 4- Ética Empresarial e os Fundos Socialmente Responsáveis (2004) e 5- Humanização da Saúde (2007).