José Carlos Amado Martins licenciou-se em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra é Mestre em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (título da dissertação: Autonomia na doença: estudo das atitude dos doentes perante os direitos à informação e ao consentimento) é Doutor em Ciências de Enfermagem pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto (título da dissertação: O direito do doente à informação: contextos, práticas, satisfação e ganhos em saúde) e efetuou um Pós-doutorado pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (título do projecto: A simulação no ensino de enfermagem).

 

É atualmente Professor Coordenador na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Colabora com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto na qualidade de professor voluntário, no Curso de Mestrado em Cuidados Paliativos e no Doutorado em Bioética FMUP/CFM.

 

É Coordenador da Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem Médico-Cirúrgica na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Investigador da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coordenador do Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica e Coordenador do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, ambos na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. É Vice-presidente da Comissão de Ética da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e vogal das Comissões de Ética da Administração Regional de Saúde do Centro e do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil.

 

 

Participou em cerca de duas dezenas de livros (organizador e/ou autor de capítulo) é autor/coautor em cerca de meia centena de artigos científicos. É orientador de inúmeros projetos de investigação e mestrado e doutoramento. Principais áreas de interesse: ética/bioética; emergência; fim de vida; simulação.