Natália Oliva Teles licenciou-se em Biologia, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; obteve os graus de Mestre em Bioética e Doutor em Bioética na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), este último com o título: “Diagnóstico Genético Pré-implantação: a Prática, a Técnica e a Ética”. É docente voluntária da FMUP, no Departamento de Ciências Sociais e Saúde, onde tem lecionado alunos de Licenciatura e de Mestrado (Portugal) e de Programas Doutorais (Portugal/Brasil), colaborado em Reuniões Científicas/Congressos de Bioética, orientado e/ou arguido dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento. É Assessora Superior no Centro de Genética Médica Doutor Jacinto de Magalhães/Centro Hospitalar do Porto, EPE. É Membro Integrado Doutorado do Grupo de Investigação “Clinical & Experimental Human Genomics”, registado na Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB), o membro representante de Portugal [Management Committee Member (IS1201)PT] na Ação Europeia COST Action IS1201: Disaster Bioethics – duração: até 2016, Membro da Comissão de Ética para a Saúde (CES) do IPO-Porto e Membro do Comité de Ética do Departamento de Ciências Sociais e Saúde – FMUP. É ainda editora especializada da Revista Científica Trimestral “Nascer e Crescer”, do Centro Hospitalar do Porto, EPE, com a rúbrica “Perspetivas Atuais em Bioética”.

 

Para além de ter participado ativamente em reuniões e congressos na área da Bioética, é autora de publicações várias nesta área, de que se destacam o seu mais recente livro: Preimplantation Genetic Diagnosis: Practice, Techniques, Ethics, LAP LAMBERT Academic Publishing, 2014. Outras publicações relevantes:

 

 

  1. Maria de Fátima Santos, Natália Oliva Teles, Harison José de Oliveira, Nicole de Castro Gomes, Joana Valkasser Tavares, Edilza Câmara Nóbrega. Avaliação do Conhecimento dos Anestesiologistas sobre Cuidados Paliativos. Revista Bioética, 2014, Vol. 22(2), pp. 373-379.
  2. Natália Oliva Teles. Bioética e Documentos Nacionais e Internacionais. Nascer e Crescer, 2013, Vol. XXII, N.º 1, pp. 38-41.
  3. Maria de Fátima Santos, Natália Oliva Teles, Eliane Helena Alvim de Souza, Rui Nunes. Medical malpractice: analysis of professional ethical processes in Paraiba, Brazil. EJAIB, 2013, 23 (1), pp. 9-13.
  4. Natália Oliva-Teles. The sense of responsibility in the context of professional activities in Medical Genetics. Medicine Health Care and Philosophy 2011, 14: 397-405.
  5. Natália Oliva-Teles. Diagnóstico Genético Pré-implantação: aspetos técnicos e considerações éticas. Ata Médica Portuguesa, 2011; 24:987-996.